Converter-se ao Islam
Se alguem tem o desejo de se tornar um Muculmano, basta pronunciar a “Shahada” saiba mais


Como praticar a Oração
Saiba como praticar a oração, a ablução, recitação do alcorão em árabe e o horário da salat. saiba mais


Profeta Mohammad
...,Não percas as descrições do seu caráter, (Que é) completo em todos os respeitos, saiba mais


Livros Islâmicos
Acesse a nossa biblioteca virtual onde você pode baixar livros islâmicos para leitura. saiba mais


Jesus, Profeta do Islam
Jesus é Muçulmano? Saiba tudo o que o Alcorão fala sobre Jesus, o Filho de Maria. saiba mais


O Islam no Brasil
O Islam esteve presente e
influente no Brasil desde o
início de sua história e
continua hoje... saiba mais


Convertidos ao Islam
Conheça a a história de brasileiros que se converteram ao islam... saiba mais


Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão saiba mais
A etiqueta da alimentação (parte 2 de 2)
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
Descrição: Conselho que leva ao agrado de Deus.
Por Aisha Stacey (© 2015 IslamReligion.com)
Publicado em 16 Nov 2015 - Última modificação em 16 Nov 2015
Visualizado: 200 (média diária: 9) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 2 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Adoração e Prática > Moral e Práticas Islâmicas

Antes de um muçulmano começar qualquer tarefa ou ação, ele ou ela menciona o nome de Deus.  Diz Bismillah (começo com o nome de Deus) para invocar as bênçãos de Deus sobre o que quer que esteja prestes a fazer, desde momentos grandiosos que mudam a vida até tarefas diárias mundanas, como lavar as mãos ou comer. A primeira coisa que um muçulmano faz quando termina de comer é louvar e agradecer a Deus.  Diz "Alhamdulillah" (todos os louvores e agradecimentos são devidos a Deus) como um reconhecimento de que Deus é Quem provê todo o nosso sustento.  Seja pouco ou muito, O agradecemos e louvamos.

"Não existe criatura sobre a terra cujo sustento não dependa de Deus;" (Alcorão 11:6)

A comida é uma parte importante da vida cotidiana. Ela nos sustenta e nos dá energia e grande parte do nosso tempo é passado adquirindo, preparando e comendo o alimento.  Deus provê algumas pessoas com muito e outras com muito pouco.  A razão para isso está além de nossa compreensão, mas sabemos que as condições sob as quais sobrevivemos são parte de um teste, não uma indicação de honra ou humilhação.  Deus nos testa para determinar quem é paciente e agradecido pelas bênçãos que Ele provê.  Um muçulmano entende que deve ser igualmente grato por um pequeno pedaço de comida ou um banquete.

É das tradições do profeta Muhammad louvar a Deus e fazer súplicas depois de acabar de comer.  O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, dizia: "Louvado seja Deus. O que comemos agora não é suficiente para a eternidade (ao invés disso, Suas graças são contínuas sobre nós), nem essa refeição nos será suficiente para que seja a última que comamos. Nós, Ó Senhor nosso, nada podemos sem Seu favor." [1] Ele também podia dizer: "Ó Deus, abençoe (o alimento) para nós e nos alimente com algo melhor." [2] O profeta Muhammad também nos disse que "Deus fica satisfeito quando um de Seus servos come ou bebe algo e O louva por isso," [3] e isso é o que um verdadeiro crente almeja - agradar a Deus!

Limpeza é parte da fé

O Islã dá muita ênfase na limpeza.  As orações não são realizadas a menos que o corpo esteja em estado de limpeza e as tradições do profeta Muhammad contêm avisos relacionados a manter o corpo e a mente limpos.  O Islã é um estilo de vida holístico e Deus disse no Alcorão que Ele "ama os que se arrependem e cuidam da purificação." (Alcorão 2:222) Para esse fim é importante limpar-se depois de comer lavando as mãos, a boca e, se possível, os dentes.

O profeta Muhammad nos avisou a lavar nossas mãos antes e depois de comer, independente de estarmos ou não em estado de pureza ritual.  É aceitável lavar com água, mas os sábios do Islã têm dito que é preferível usar sabão ou um líquido de limpeza.  Também é recomendado lavar a boca depois de comer.  Quando o profeta Muhammad estava em um lugar chamado Al Sahba ele pediu comida, mas só encontrou um pouco de mingau de cevada. O profeta e seus companheiros comeram a comida e depois lavaram suas bocas.[4]

O Islã atribui grande importância à higiene oral e há mais de 1.400 anos o profeta Muhammad ensinou a seus seguidores a importância de limpar os dentes.  Recomendava usar um bastão para os dentes chamado miswak ou siwak.  É um ramo natural fortalecido com minerais que limpa os dentes, previna sangramento das gengivas, mata bactérias e refresca o hálito.  O profeta Muhammad disse: "Use siwak porque ele purifica a boca e agrada a Deus" e "Se não fosse pelo temor de dificultar muito para a minha Ummah (nação), teria recomendado o uso do siwak antes de cada oração".[5]

Bom conselho é uma misericórdia

O profeta Muhammad foi enviado ao mundo como uma misericórdia. Veio para completar a única religião de Deus e nos ensinar maneiras práticas de como agradar e adorar Deus.

"É todo ouvidos sim, mas para o vosso bem; crê em Deus, acredita nos crentes e é uma misericórdia para aqueles que, de vós, creem!" (Alcorão 9:61)

Seu conselho sobre a etiqueta da alimentação é uma parte importante de sua orientação.  Como vimos, a etiqueta de alimentação envolve ações antes, durante e depois de comer e o profeta Muhammad também sugeriu formas para os crentes beberem água.  Ele aconselhava que a água devia ser bebida em três goles, ao invés de um único e alertou sobre respirar dentro do recipiente porque contamina a água com saliva.[6] A etiqueta correta é uma parte importante da religião do Islã.

Ao ler sobre boa moral e boas maneiras que são inerentes à fé islâmica é possível ver que o Islã é um estilo completo de vida, e que todo ato que um muçulmano realiza é uma chance de agradar a Deus e obter recompensas.  Até atos mundanos como comer ou beber são vistos como oportunidades de adorar a Deus e, assim, a etiqueta para comer e beber evoluiu das palavras de Deus no Alcorão e tradições de Seu profeta, Muhammad.



Notas de rodapé:

[1] Saheeh Al-Bukhari

[2] At Tirmidhi

[3] Saheeh Muslim

[4] Saheeh Al-Bukhari

[5] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

bullet.gif Enviado por admin em 09/12/2015 ·909 Leituras · Imprimir · ·

Hierarquia do Artigo:
Artigos Variedades A etiqueta da alimentação (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML


Ouça o Alcorão
Agora você já pode escutar em nosso site "O Nobre Alcorão e seus Significados em Português"saiba mais


Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler o Alcorão Sagrado. saiba mais


Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe, saiba mais


Riadhus-Salihin
Já está disponível gratuitamente para baixar em nosso site o Livro Riadhus-Salihin. saiba mais


Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


A Mulher no Islam
Na época em que o Mundo estava envolvido em trevas, e entregue a ignorância, a revelação... saiba mais


As Relações Íntimas
Conheça a Visão Islâmica sobre as Relações Íntimas e a Sexualidade em geral. saiba mais


Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam saiba mais
     
 

É necessário utilizar o Firefox para este site

Site Islam Brasil - O Islam no Brasil © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

 
voltar ao topo